A bototerapia pode ser uma importante ferramenta no tratamento da depressão, o importante é ser feita da forma correta, com acompanhamento especializado.
A terapia assistida por animais ganhou espaço e vem sendo analisada por especialistas em diferentes partes do mundo como uma ferramenta para o tratamento de diversas doenças, para pacientes das mais diversas idades.
No Amazonas, uma forma de zooterapia que conquistou espaço por seus resultados perceptíveis foi a bototerapia.
Realizada pelo fisioterapeuta, autorizado pelo IBAMA, Igor Simões, o tratamento consiste em nada com os animais e dividir com eles as águas do rio negro por cerca de duas horas.
A prática tem o objetivo de auxiliar o tratamento e levantar a autoestima dos pacientes, sobretudo crianças, a partir da interação com com o boto em seu ambiente natural.
Toda a ação tem autorização e acompanhamento do IBAMA, tendo seu impacto no ambiente e nos animais monitorado, sendo inclusive considerada uma ferramenta de preservação dos animais.
A bototerapia é indicada como ferramenta de apoio ao tratamento da depressão, uma vez que o contato com o boto-cor-de-rosa pode melhorar a capacidade de comunicação do indivíduo, além de reforçar sua autoconfiança. A prática a longo prazo também reduz ansiedade e hiperatividade; melhora o sistema imunológico; estimula exercícios físicos e reforça o sistema respiratório, muscular e articular do paciente.
Experimente nadar com botos e perceba os resultados da prática em seu próprio corpo e espírito. Algumas curas acontecem antes de sabermos que estávamos doentes.