Cinco trilhas para fazer e admirar a Natureza no Amazonas

Para os amantes de trilhas, encontrar um local para curtir e aproveitar as belezas naturais é fundamental. Confira estas cinco trilhas para admirar a Amazônia e programe sua próxima aventura!

Cachoeira do Arara

Com acesso de barco ou moto aquática, a Cachoeira do Arara fica cerca de 34km de Manaus, na margem esquerda do Rio Negro. O acesso é somente por água e ela só aparece no período da seca de setembro a dezembro.

Grutas nas Anavilhanas

O Parque Nacional das Anavilhanas é um monumento natural cheio de atrações além do próprio Arquipélago de mesmo nome. Entre elas, temos A pedra do Chapéu e a Pedra do Sanduíche, que podem ser alcançadas por barco.

Outra atração a se visitar é a Gruta do Madada e a belíssima trilha dentro da floresta amazônica. Para chegar ao início da trilha, é utilizado um transfer de barco saindo de Novo Airão, com duração aproximada de 1h20.

Cachoeira do Mutum

Localizada em Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus, a Cachoeira do Mutum é considerada um dos pontos mais bonitos da região. Nela há jacuzzis escondidas, 7 piscinas em círculo que parecem ter sido feitas sob medida. Algumas dessas "jacuzzis" chegam a sete metros de profundidade e seu surgimento ainda é um mistério. Para chegar ao local, é necessário cobrir uma trilha de 6km entre mata, lama e subidas íngremes.

Serra do Cabari

Com saída da Comunidade de Boa Cabar, em São Gabriel da Cachoeira, a 850km de Manaus, a Serra do Cabari conta com uma trilha espetacular, dentro da Selva Amazônica, com 8km plano e 3km de subida. Trilha para aventureiros experientes, pois apresenta muitos obstáculos, pedras grandes e uma escalada de 30m de altura em paredão. Totalmente silvestre.

Salto do Ipy

Para quem está iniciando as aventuras em trilhas, o Salto do Ipy é uma boa escolha. Com uma trilha simples, a partir do KM 52 da AM240 (estrada que leva ao município de Balbina), a trilha leva os viajantes até a Cachoeira do Ipy e à Ponta da Agulha, um penhasco de 60m que conta com uma ponta de pedra que aponta para o Norte.

Agora que você já conhece cinco dicas de trilhas para fazer no Amazonas, lembre-se que entrar na Natureza requer respeito e cuidado. Faça com o acompanhamento de um guia experiente e dê preferência à pacotes de confiança. Qual será sua próxima aventura na Amazônia?